Atriz
[01 / 04 / 1930 <==> 01 / 05 / 2015]
Mary Ann Chase, mais conhecida como Grace Lee Whitney foi uma atriz Norte Americana, mais lembrada pelo público em geral pelo seu papel de Janice Rand na série original "Star Trek" [1966 à 1969].
Whitney nasceu em Ann Arbor, Michigan (EUA), e foi adotada pela família de Whitney, que mudou seu nome para Grace Elaine.
Grace Lee começou sua carreira no entretenimento como uma "cantora juvenil" na rádio WJR de Detroit com a idade de quatorze anos.
Depois que ela saiu de casa, começou a chamar-se com o nome artístico de Lee Whitney, eventualmente, até ficar sendo conhecida como Grace Lee Whitney.
No final da adolescência, ela se mudou para Chicago, onde ela trabalhor em casas noturnas para Billie Holiday e Buddy Rich, e excursionou com os "Spike Jones" e "Fred Waring Bands".
O criador de "Star Trek" (Jornada nas Estrelas) "Gene Roddenberry" lançou Whitney no papel de Yeoman Janice Rand, a assistente pessoal do Capitão James T. Kirk, em 1966.
Whitney disse: "Naquela época eu estava tomando pílulas de dieta para tentar ficar magra, e eu precisava ficar magra por que o pessoa da equipe queria me encaixar no uniforme da equipe da Enterpreise e eu não conseguia, então fui para anfetaminas.
Whitney apareceu em oito dos treze primeiros episódios, depois que ela foi liberada do contrato.
Ela alegou que, embora ainda sob contrato, ela foi abusada sexualmente por um executivo associado à série.
Mais tarde, em uma entrevista pública, ela afirmou que Leonard Nimoy tinha sido a sua principal fonte de apoio durante esse tempo.
Ela entrou em mais detalhes sobre o ataque em seu livro "The Longest Trek", mas se recusou a revelar o nome do o executivo, dizendo no livro, "Esta é a minha história, não a dele."
Em uma entrevista mais tarde, ela comentou sobre o seu desligamento da série:
"Eles queriam que William Shatner tivese em cada episódio romances garotas diferentes, passando uma imagem de "garanhão" para o público.
Isso é o que eles me disseram.
Havia duas meninas loiras e uma garota negra.
Nichelle Niclhols era uma personagem importante e não podia ser desligada da série;.
Uma das loiras tinha que ir e a outra permaneceria, e eu fui a escolhida para sair.
Aquilo praticamente me matou, e eu comecei a beber.
Isso é o que nós fazemos, nós bebemos para nos livrarmos da dor.
Eu estava realmente enlouquecida, meu Deus, eu estava muito amarga devido ao que aconteceu."
Whitney voltou para a franquia Star Trek na década de 1970 depois que DeForest Kelley que Whitney estava desempregada e disse a ela que os fãs estavam pedindo para vê-la em convenções de Star Trek.
Então Whitney reprisou seu papel como "Janice Rand", que havia recebido uma promoção para suboficial em "Star Trek: The Motion Picture" (1979).
Ela também apareceu em "Star Trek III: À Procura de Spock" (1984), "Star Trek IV: A Volta para Casa" (1986), e "Star Trek VI: A Terra Desconhecida" (1991), com outra promoção, como o tenente-comandante Janice Rand.
Cinco anos depois, para comemorar o 30º aniversário da franquia, ela voltou em 1996 "Star Trek: Voyager" episode "Flashback", junto com George Takei.
Ela reprisou seu papel em dois episódios na internet de Star Trek: "Star Trek: New Voyages" e "Star Trek: Of Gods and Men".
"New Voyages" estreou em 24 de agosto de 2007, enquanto "Of Gods and Men" fez sua estréia no final de 2007.
Whitney estreou na Broadway em "Top Banana", com Phil Silvers e Kaye Ballard, fazendo o papel de "Miss. Holland.
Após a temporada de sucesso do show, ela se juntou ao elenco em Hollywood, onde ela recriou o papel no filme de 1954 de mesmo nome.
Enquanto isso em Los Angeles, Whitney fez o teste e foi escalada para o papel principal de Lucy Brown na turnê nacional de "A Ópera dos Três Vinténs", assumindo o papel de Bea Arthur.
Grace Lee participoui de várias peças de teatro de filmes em Hollywood, ficando bastante conhecida do público.
Nas décadas de 1960 e 1970, Whitney cantou com um número de orquestras e bandas, incluindo a Orquestra Williams Keith.
Mais tarde, ela se concentrou em jazz / pop enquanto fazia frente para a banda Star.
Na década de 1970, com seu então marido, Jack Dale, ela escreveu uma série de músicas relacionadas à série "Star Trek".
A ficha 45 rpm foi lançado em 1976 com as músicas "Disco Trekkin" (lado A) e "Estrela Criança" (lado B). Ela gravou canções como "Charlie X", "Miri", "Enemy Within" e "USS Enterprise".
Muitas dessas canções foram lançadas na década de 1990 em fita cassete.
A Autobiografia de Whitney, intitulada "The Longest Trek: My Tour of the Galaxy", foi lançado em 1998 (ISBN 1-884956-05-X). Junto com sua contratação e desligamento de Star Trek.
O livro narra seu trabalho, bem como suas lutas com e eventual recuperação de álcool e abuso de substâncias.
Whitney teve dois filhos, Scott e Jonathan Dweck.
Ela se mudou para Coarsegold, Califórnia, em 1993, para estar perto de Jonathan, e ela "continuou o seu trabalho nas cidades de Fresno e Madera, dedicando completamente sua vida a ajudar a si mesma e outras pessoas para manter a sobriedade e se manter longe dos vícios.
Jonathan Dweck disse que sua mãe queria ser conhecida mais como uma sobrevivente do vício do que como uma atriz que foi parte da famosa série "Star Trek".
Causa da Morte:
Grace Lee Whitney morreu em 01/05/2015 de causas naturais aos 85 anos de idade em sua casa em Coarsegold, Califórnia (EUA).
Sepultamento:
O corpo de Grace Lee Whitney foi cremado, e suas cinzas foram entregues à sua família.
Não existem informações se as cinzas foram guardadas ou espalhadas em algum local especial.
__________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________